quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

JERICOACOARA


Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86)3321-1969
Parnaíba - Pi
http://www.deltadoparnaiba.com.br/
Reservas: www.deltadoparnaiba.com.br/formul.asp


JERICOACOARA




Qual a origem do nome Jericoacoara? São várias as versões, mas a mais provável é que seja de origem do tupi-guarani yuruco (buraco) cuara (tartaruga), ou seja buraco das tartarugas, numa referência ao de Jericoacoara ser uma praia onde ocorre a desova de tartarugas.
Agora imagine um lugar de sonhos... sem barreiras, sem censuraUm lugar paradisíaco aonde o convencional não chegou.Liberdade, qualidade de vida, sem trânsito, sem eletrônicos, sem horários. Assim é Jeri (como é carinhosamente conhecida).
JERICOACOARA – área de proteção ambiental desde 1984, está localizada a 300 km de Fortaleza, capital do Ceará e a 220km de Parnaíba (PI) (a porta de entrada do Delta do Parnaíba).
E é esta proteção, abençoada por Deus, que protege Jeri de predadores naturais, o chamado progresso desordenado, ali tudo é amplo, o contato com a natureza é intenso e nenhum comportamento é reprimido.
Seu ecossistema é composto por dunas móveis gigantescas, lagoas de água cristalina, manguezais, praias de enseada, praias de oceano e praias rochosas. Não se permitem construções além do vilarejo que ocupa somente 1km2 (obedecendo a diversas restrições, que devem obedecer ao padrão existente, ocupar no máximo 50% do terreno e ter máximo 250m2) da área protegida de 200km2, não é permitido a construção de estradas, nem a caça e pesca predatória.
Jeri está construindo sua usina de reciclagem de lixo, para resolver o problema do lixo produzido pelo aumento de uso de produtos industrializados (embalagens de modo geral) conseqüência do turismo no local.
Jeri já foi matéria de vários jornais importantes nacionais e internacionais, como o Washington Post, que a escolheu como uma das 10 praias mais belas do planeta, também foi cenário do filme longa metragem, a “Ostra e o Vento”, tornando-a aos olhos do mundo extremamente cobiçada, e vale a pena conhece-la.
Em Jeri não há rede elétrica convencional, hoje existe apenas uma rede subterrânea que distribui energia para as casas, não havendo postes para que não haja intervenção na luz “natural” proveniente da lua e das estrelas...
O que fazer em Jeri? – Você pode escolher desde as caminhadas mais tranqüilas até os esportes radicais como o windsurf e sandboard. Curtir o pôr-do-sol se tornou obrigatório, é um espetáculo fantástico e único. Os cenários de Jeri são incontáveis, que é difícil imaginar todos em um mesmo lugar e tão próximos.
Em Jeri você não encontrará luxo nem requinte, mas existem pousadas confortáveis com banho privativo e ar condicionado. Boa comida, povo hospitaleiro e a beleza das paisagens que impressiona. Prepare-se para ficar mais tempo do que imagina pois o lugar é mágico e inesquecível.
Como chegar: somente em veículos 4 x 4.
Saindo de Parnaíba, há passeios regulares em carros tipo toyota com guias especializados e tarifas convidativas, fazendo o percurso em menor tempo, já que os 120 km de Parnaíba até Camocim, são feitos em rodovia asfaltada e excelente estado de conservação.
Aproveite seu roteiro fazendo Lençóis Maranhenses/Delta do Parnaíba/Jericoacoara, com certeza você ganhará mais tempo para apreciar as belezas destes lugares singulares.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares