domingo, 17 de julho de 2011

A trilha do cavalo-marinho de Barra Grande - Piauí




Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969
Site: http://www.deltadoparnaiba.com.br/
Reservas: http://www.deltadoparnaiba.com.br/formul.asp



A trilha do cavalo-marinho de Barra Grande - Piauí

Entre labirintos de igarapés, vamos revelar a trilha do cavalo-marinho de Barra Grande, município da Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. Fomos ao encontro de um peixe místico, mitológico, exótico e curioso: o macho é quem faz o papel de fêmea na hora da gestação dos ovos fecundados. Em uma barriga que parece a bolsa de um canguru, curte e sente as dores do parto quando chega a hora dos filhotes ganharem a liberdade das águas.

No Brasil existem duas espécies de cavalo-marinho: Hippocampus erectus e Hippocampus reidi. Ao todo são 32 espécies diferentes que habitam os mares em profundidades que variam de 8 a 45 metros. Todas as espécies de cavalos-marinhos são consideradas vulneráveis por órgãos de proteção à natureza.


O cavalo-marinho é um peixe ósseo que possui uma cabeça alongada, muito parecida com a cabeça dos cavalos, inclusive a crina. Sua semelhança com o cavalo deu origem ao nome. Eles podem medir entre 15 cm e 18 cm e, assim como os camaleões, tem o poder do mimetismo, mudam de cor e movimentam seus olhos em diferentes direções, independentes um do outro. Para nadar, o cavalo-marinho vibra as barbatanas dorsais com velocidade. Nada na posição vertical, e possui uma cauda preênsil com a qual se agarra em plantas marinhas no momento em que se alimentam.

Em todas as fases de sua vida, possui hábitos alimentares carnívoros, alimentando-se de pequenos crustáceos, moluscos e vermes, que são sugados por seu focinho tubular. Só comem alimentos que se movimentam.

Na hora da reprodução esse peixe é fora do comum: é o macho da espécie que gera os filhotes. A fêmea, no momento da cópula, transfere os ovos de sua bolsa incubadora para dentro da bolsa incubadora do macho. A fecundação é interna, pois ocorre dentro da bolsa incubadora do macho, no momento que ele libera o esperma. Essa bolsa fica na região ventral da cauda. A gestação dura dois meses. No momento do nascimento, os ovos eclodem dentro da bolsa incubadora. O macho se contorce violentamente para expelir os filhotes, em média 500 por cada gestação.

Os filhotes nascem com menos de 1 cm, transparentes. Apesar de sua fragilidade, já se tornam completamente independentes dos pais ao nascer. A primeira coisa que fazem é subir a superfície para encher as bexigas natatórias de ar, para que tenham equilíbrio ao nadar. Apenas 3% dos filhotes sobrevivem aos predadores naturais. A presença de cavalos-marinhos nas águas é indicação de qualidade ambiental.


Alcide Filho

Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969
Site: http://www.deltadoparnaiba.com.br/
Reservas: http://www.deltadoparnaiba.com.br/formul.asp

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares