quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Rota das Emoções Jericoacoara Delta do Parnaíba Lençóis Maranhenses

Mapa da Rota das Emoções


Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969
Site: http://www.deltadoparnaiba.com.br/
Reservas: http://www.deltadoparnaiba.com.br/formul.asp



Rota das Emoções Jericoacoara Delta do Parnaíba Lençóis Maranhenses

Tripla dose em emoção com muita aventura, praia e ecoturismo. Assim é a Rota das Emoções, envolvendo paraísos naturais como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

A Rota das Emoções, roteiro que liga três estados do Nordeste brasileiro, Ceará, Piauí e Maranhão, apresenta ecossistema variado, formando mares de ondas perfeitas, próprias para a prática do surf, windsurf, kitesurf,entre outros esportes náuticos. Toda a Rota das Emoções é envolta em muita aventura e a região bastante conservada virou roteiro obrigatório para os amantes do ecoturismo,do turismo de aventura e dos esportes ao ar livre.

Este roteiro integrado é resultado do Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização – 1ª edição, implementado pelo SEBRAE e Ministério do Turismo. Desde 2005, lideranças locais, empreendedores e entidades trabalham unidos para o desenvolvimento integrado desta região. O SEBRAE tem trabalhado as comunidades ao longo da Rota das Emoções, valorizando sua cultura ensinando-lhes sobre a importância desse potencial turístico que é também uma forma de desenvolvimento das comunidades e sustento nos mais diversos ramos do turismo, sempre com um olhar na sustentabilidade e competitividade do produto no mercado nacional e internacional. Todos esses esforços contribuíram para que a Rota das Emoções, em 2009, fosse eleita o Melhor Roteiro Turístico do país, concedido pelo Ministério do Turismo, durante o 4º Salão do Turismo, maior evento turístico da América Latina.

Jericoacoara




Jericoacoara é uma pacífica vila de pescadores situada entre dunas, na costa Oeste do Estado do Ceará, aproximadamente 3 graus abaixo da linha do Equador, com 320 dias de sol por ano.Eleita pelo jornal Washington Post como uma das 10 praias mais belas do mundo, Jeri, como é chamada pelos habitantes locais, está cercada por lagoas de água doce, cristalinas e azuis, mar calmo e enormes dunas de onde é possivel admirar o pôr-do-sol mais bonito do Brasil.

Ha apenas 15 anos, Jeri era uma pequena aldeia de pescadores, sem qualquer contato com a civilização com moderna. A energia elétrica chegou a vila em 1998, atualmente, chuveiro elétrico e ar condicionado split deixaram de ser luxo. Grande parte das casas da vila estão estruturadas e construídas de simples madeira, rodeado por flores e plantas tropicais, as ruas ainda são de areia, o clima è magico.


Jericoacoara está localizada em uma APA - Área de Proteção Ambiental - desde o 1984. Em 2002 o IBAMA transforma toda a região num Parque Nacional, trazendo muitas restrições para novas construções e maior controle em sua preservação.

O Parque Nacional de Jericoacoara tem uma área 6.850,00 hectares, e se estende nos municipios de Jijoca de Jericoacoara e Cruz, onde localiza-se a Praia do Preá.

O vento constante de Julho a Novembro em Jericoacoara propicia um dos melhores lugares do mundo para a prática de esportes náuticos tais como: windsurf, kitesurf, surf, vela. O kitesurfé praticado principalmente na Praia do Preá, situada a 12 km da Vila. Jericoacoara é basicamente um lugar para relaxar e caminhar pelas belas praias que a circundam a região do Parque Nacional, praticar sandboard nas dunas, passear a cavalo, praticar yoga, fazer massagens terapêuticas, passear de bicicleta e explorar dunas e lagoas em buggy ou quadriciclo.

Todos os dias, no final da tarde, visitantes e nativos se dirigem à Duna do Pôr-do-Sol para apreciar ao espetacular pôr-do-sol de Jericoacoara. O Parque Nacional tem uma localização particular no norte do Ceará, sendo um dos poucos lugares no Brasil onde é possível ver o sol cair diretamente no mar. A Duna do Pôr do Sol fica logo ao lado da aldeia central, e oferece uma vista panorâmica para Jeri, o Serrote e as dunas.

Jericoacoara possui uma rede de pequenos e excelentes restaurantes, bares e cafés onde é possivel ouvir musica suave a luz de velas. Fogueiras são feitas na praia nas noites de luau, imperdível. O Parque Nacional não tem iluminação pública, então, o céu de Jeri está repleto de estrelas. Ao anoitecer dezenas de barracas são montadas na praia, no final da rua principal, e servem uma grande variedade de cockteis preparados com frutas tropicais.

Delta do Parnaíba



Poucos já estiveram por lá, alguns ouviram falar, mas não sabem direito onde fica e outros desconhecem totalmente. Passados mais de 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, ainda existe um pedaço do litoral nordestino a ser descoberto. O lugar tem praias incríveis, 78 ilhas, mangues com muita vida selvagem e sol o ano inteiro. Trata-se do Delta do Parnaíba, um rústico refúgio onde é possível desfrutar da mistura das águas do Oceano Atlântico com rios e igarapés, percorrer trechos ainda desabitados e se deliciar em dunas que chegam a medir 40 metros. Essa bela e esquecida porção de litoral está exatamente entre os Estados do Piauí e do Maranhão e é considerada o único delta em mar aberto das Américas.


Visto do alto, o Delta do Parnaíba parece o desenho da palma de uma mão, pois o rio se divide em cinco “dedos”, cujas águas desembocam no oceano. No sentido oeste-leste, eles têm os seguintes nomes: Tutóia, Melancieira (ou Carrapato), Caju, Canárias (todos maranhenses) e Barra do Rio Igaraçu, que desemboca no município piauiense de Luís Correia.

Para desvendar os segredos desse trecho do litoral nordestino, pegue uma lancha na agradável Parnaíba, ponto de saída dos passeios pela Delta. É a maior e mais bem estruturada cidade da região, localizada no extremo norte do Piauí, com cerca de 24 km de praias tranquilas, além da Lagoa do Portinho, rodeada por grandes dunas brancas. O lugar é ponto de encontro para competições de lanchas, windsurfe e jet-ski. No centro da cidade, a atração fica por conta das antigas igrejas e casarões dos séculos 18 e 19 – como a Casa Inglesa, datada de 1814 e o Complexo Turístico Porto das Barcas.

Outra cidade que se destaca no estreitíssimo litoral piauiense é Luís Correia, também ponto de parada no Delta e com o maior número de praias da região (com destaque para a tranquila Praia do Coqueiro), além de quatro lagoas e o único porto marítimo do Estado.

Lençóis Maranhenses



O Pólo Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas. Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, belo e intrigante fenômeno da natureza, que tem Barreirinhas como principal portão de entrada.

O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável. Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho. Os povoados de Caburé, Atins e Mandacaru são pontos de visita obrigatórios.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses 155 mil hectares de pura natureza e muitas surpresas para o viajante, num roteiro que inclui visuais sedutores e por de sol inesquecível, flora e fauna abundantes. Grandes vastidões de dunas, lagoas, banhos de mar esperam pelo turista neste verdadeiro santuário da natureza.

Praias - Ponta do Mangue, Moitas, Vassouras, Morro do Boi, e Barra do Tatu são algumas das belas praias que esperam pelo turista em Barreirinhas. Chega-se de barco a todas elas, partindo-se da sede do município.

Mandacaru - Vila de pescadores onde a maior atração é um farol de 54 metros de altura, de onde se tem um belo visual do parque.

Caburé - - Um delicioso refúgio onde o visitante pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce. Boa opção de pernoite. Existem chalés e boa comida.

Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969
Site: http://www.deltadoparnaiba.com.br/
Reservas: http://www.deltadoparnaiba.com.br/formul.asp

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares