terça-feira, 3 de novembro de 2009

Jijoca de Jericoacoara




Morais Brito Viagens e Turismo
Fone (86) 3321-1969
Reservas e Informações:http://www.deltadorioparnaiba.com.br/formul.asp
Site: http://www.deltadorioparnaiba.com.br


Jijoca de Jericoacoara
O município litorâneo de Jericoacoará localiza-se no Estado do Ceará, Região Nordeste do Brasil. É conhecido por ter as praias mais lindas do Mundo, a Praia de Jericoacoará, rodeada de dunas, alcantilados, lagunas e coqueirais; e com águas azuis, cristalinas e de temperatura agradável, ideais para os amantes dos esportes náuticos. Está dentro do 'Parque nacional de Jericoacoará' e sua principal laguna é a Lagoa de Jijoca que encontra-se dividida em duas partes claramente evidentes, a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso. Como principais símbolos do município estão a Pedra Furada com um belíssimo arco esculpido pelo mar nas rochas, situado na Praia da Pedra Furada, e a Duna Pôr-do-Sol, excelente mirante considerado uma das atrações turísticas mais importantes de todo o município.

HISTORIA
Devido a sua imensa beleza, a praia de Jijoca de Jericoacoará foram as primeiras terras a serem colonizadas pelos portugueses no Estado do Ceará. No ano de 1614 uma expedição militar conquistou toda a zona, habitada por tribos indígenas desde o princípio que se dedicavam a caça e a pesca.

Nas redondezas da Praia de Jericoacoará se fundou um pequeno povoado que tinham como principais atividades econômicas a agricultura e a pesca, era a origem da Vila de Jericoacoará. Durante vários séculos uma grande parte destas terras não foram exploradas nem ocupadas, foi o que ajudou para que se conservasse o estado virgem até agora.

No ano de 1923 foi construída a Vila de Jericoacoará e as terras que hoje em dia formam o município pertenciam ao município de Acaraú.

No ano de 1984 se criou a Área de Proteção Ambiental de Jericoacoará, para conservar e proteger seu maravilhoso entorno natural.
A partir deste momento, o pequeno povoado de pescadores que não superava os 2.000 habitantes, começou a crescer e surgiu o turismo, que se converteu em uma das suas principais atividade econômicas.

Foi só no ano de 1990 que se iniciou a sua emancipação política, no dia 07 de setembro de 1990 quando se organizou um plebiscito, no qual o povo pode expressar a sua vontade de criar um município autônomo. Seis meses mais tarde, no dia 06 de março de 1991 se fundou o atual município de Jijoca de Jericoacoará.

Atualmente Jijoca de Jericoacoará é um dos principais destinos turísticos do Estado do Ceará. Os pontos turísticos mais procurados para milhares de turistas amantes da natureza, que os visitam todo o ano, são seus paraísos naturais, seus rios, suas lagunas e suas praias de imensa beleza.

Uma das praias mais conhecidas do município e considerada uma das mais belas do Brasil e do Mundo, é a Praia de Jericoacoará, localizada dentro do 'Parque Nacional de Jericoacoará', onde localiza-se um dos seus principais símbolos naturais, a Duna Pôr-do-Sol. Além disso, merece especial destaque a Pedra Furada, outra das principais estampas, e a Lagoa de Jijoca, verdadeiro paraíso natural freqüentado pelos amantes dos esportes náuticos.

Mapa de Jericoacoara


Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86)3321-1969
www.deltadorioparnaiba.com.br

PASSEIO TURISTICO
Igreja de Santa Luzia A Igreja de Santa Luzia foi inaugurada no dia 13 de dezembro de 1964 e é considerada uma das igrejas mais belas de todo o Estado do Ceará. É um dos principais monumentos de Jijoca de Jericoacoará, visitada por numerosos turistas no decorrer de todo o ano.

Igreja de Nossa Senhora de Fátima A Igreja de Nossa Senhora de Fátima foi construída a meados do século XX e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Destaca-se por sua beleza arquitetônica e é o lugar onde se realizam grandes eventos culturais no decorrer de todo o ano, merecem especial destaque, a Missa do Galo, a Celebração da Coroação de Maria e as festas dedicadas a sua padroeira, as quais reúnem uma grande quantidade de fiéis.

Igreja de Jeri A Igreja de Jeri localiza-se nas imediações do Serrote de Jeri. Destacamos as vistas da costa que se pode observar desde o alto das suas torres.

Vila de Jericoacoará A Vila de Jericoacoará localiza-se nas imediações da Praia de Jericoacoará. É uma vila típica de pescadores que na atualidade vivem principalmente do turismo. Conta com várias pousadas, lojas de artesanato e pequenos bares e restaurantes.

Parque Nacional de Jericoacoará O Parque Nacional de Jericoacoará é uma área de proteção ambiental que estende-se pelo município de Jijoca de Jericoacoará do Estado do Ceará. Foi fundado no ano de 2002 para proteger e conservar o rico eco sistema e os recursos naturais que existe em toda a sua região, onde podem ser vistas numerosas espécies de aves, muitas delas em perigo de extinção. Um dos seus lugares mais importantes e mais visitados são a Praia de Jericoacoará onde localiza-se a famosa Duna Pôr-do-Sol, um dos principais símbolos do município.

Serrote de Jeri O Serrote de Jeri é uma pequena formação rochosa com zonas cobertas por vegetação, que protege o avance das dunas até a Vila de Jericoacoará, um dos poucos lugares do Parque Nacional de Jericoacoará onde existe vegetação. Nas suas imediações localiza-se o Farol de Jericoacoará.

Farol de Jericoacoará O Farol de Jericoacoará foi construído pela Marinha no ano de 1992 e é um farol moderno e ecológico, alimentado por energia solar. Situado a 120 metros de altura, desde aí se obtêm uma vista maravilhosa do Oceano Atlântico e de toda a cidade.

Duna Pôr-do-Sol A Duna Pôr-do-Sol localiza-se no interior do Parque Nacional de Jericoacoará e é uma das atrações turísticas mais importantes e visitadas de todo o município e um dos principais símbolos. Além da sua grandeza, é famosa pelos espetaculares Pôr-do-Sol que se observa desde os seus arredores, que atrai a milhares de curiosos durante todo o ano.

Pedra Furada Pedra Furada é um arco de grande tamanho esculpido nas rochas pelo mar, na Praia da Pedra Furada, conhecida também como Praia da Pedra do Frade. É considerado um dos principais cartões postais do município de Jijoca de Jericoacoará e merece especial destaque pelo fenômeno que se produz uma vez ao ano entre os meses de Julio e Agosto, em que o sol encaixa perfeitamente no arco criando um espetáculo digno de ser admirado.

Lagoa de Jijoca - Lagoa Azul - Lagoa do Paraíso A Lagoa de Jijoca, formada pela Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso, localiza-se a 5 Km de Jijoca de Jericoacoará e é a segunda maior laguna do Estado do Ceará com 57 Km de perímetro. Suas águas são doces e cristalinas e está rodeada de enormes dunas. É um ponto de encontro para os amantes do windsurf e todos os esportes relacionados com a vela, devido ao vento forte que costuma soprar em toda essa zona. Conta com uma excelente infra-estrutura turística, bares, restaurantes e várias pousadas.

PRAIAS
Em todo o litoral do município de Jijoca de Jericoacoará encontra-se espalhada lagunas, praias de imensa beleza protegidas por extensas dunas. Caracteriza-se pela sua areia fina e branca e sua água cristalina de temperatura agradável, ideal para praticar todo o tipo de esportes náuticos. Merece especial destaque a Praia de Jericoacoará, classificada entre as dez mais belas do Mundo, localizada às margens do Oceano Atlântico e dentro do Parque Nacional de Jericoacoará, onde destacamos um dos principais atrativos turísticos do município, a Duna Pôr-do-Sol. Além disso, merece especial destaque as praias localizadas no perímetro da Lagoa de Jijoca, freqüentadas pelos amantes do windsurf e do kitesurf.

A Brasil

Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86)3321-1969
www.deltadorioparnaiba.com.br

Um comentário:

Elson Gleides Albuquerque disse...

A eleição para emancipação de Jijoca aconteceu dia 07 de Setembro de 1990 e não no dia 17,e a assinatura feita pelo governador Tasso no Palácio do Cambeba foi dia 06 de Março de 1991 e não no dia 16

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares