domingo, 28 de março de 2010

Jijoca de Jericoacoara




Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86)3321-1969
www.deltadoparnaiba.com.br


As praias de Jericoacoara foram uma das primeiras terras que os colonizadores do Ceará pisaram. Nelas, eles fixaram suas bases operacionais e seus fortes por sua localização estratégica, entre os povoamentos na barra do Rio Ceará (Fortaleza), Camocim e São Luiz do Maranhão.

Em outubro de 1614, Jericoacoara foi invadida por uma esquadra francesa, que numa brilhante batalha, foram derrotados pela união dos portugueses e nativos ali existentes. Daí, surgiu a vila de Jericoacoara, que para muitos historiadores recebe significado com denominações diferentes. Uns dizem ser o lugar onde os Jacarés Dormem, outros a denominam de Buraco das Tartarugas e há ainda quem a chame de Jacaré do Sol.

Das praias de Jericoacoara saiu a expedição militar holandesa comandada por Jacob Evers, a que se incorporaram nativos de Camocim, para consolidar a ocupação do Maranhão iniciada em 1614, por expedição chefiada por Koin e Lichart, com apoio do comandante Gedeon Morris de Jonge, do forte Ceará.

Por volta de 1930, as terras que hoje formam o município de Jijoca de Jericoacoara pertenciam ao município de Acaraú. Neste época, existiam poucos moradores.

No dia 16 de Novembro de 1952 foi inaugurado o "Farol de Jericoacoara", localizado a 120 metros do nível do mar.

Em 1984, o governo brasileiro, por ato de seu presidente, o General João Figueiredo, determinou área de Jericoacoara com sendo de Área de Proteção Ambiental.

A história da emancipação política do município de Jijoca de Jericoacoara começou a se concretizar com a realização do plebiscito que ocorreu no dia 07 de setembro de 1990.

O povo expressou a vontade de tornar o distrito de Jijoca em um município autônomo, passando a denominar-se Jijoca de Jericoacoara.

No dia 06 de março do ano de 1991 concretizou-se o processo pela emancipação política através da Lei Nº 11.796, assinada pelo excelentíssimo Sr. Governador do Estado do Ceará, na época, Tasso Ribeiro Jereissati.

Em 1998, a energia elétrica passou a ser provida por uma rede subterrânea, substituindo os geradores que iluminavam apenas alguns pontos da aldeia de Jericoacoara.

Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86)3321-1969
www.deltadoparnaiba.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares