quarta-feira, 7 de abril de 2010

Kitesurf em Jericoacoara e Preá



Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86)3321-1969
Site: www.deltadoparnaiba.com.br

Kitesurf em Jericoacoara e Preá

Jericoacoara recebe fortes ventos vindos da África, e isto favorece a pratica do kitesurf em toda a sua região. O melhor local perto de Jeri é Preá, com vento e correntes side on shore.

jericoacoara Kitesurf Vento perfeito: talvez seja esta a razão que explica a grande popularidade que Jericoacoara tem quando o assunto é o kitesurf. O vento sopra praticamente durante o ano inteiro, mas a melhor época é entre Julho e Janeiro, quando a velocidade gira em torno de 18 a 35 knots, todos os dias, sem parar. Sua direção é side off shore e a temperatura da água é bastante agradável, dispensando o uso de roupas de Neoprene. Um verdadeiro show para velejadores e amantes do windsurf e kitesurf.

A partir de Novembro, começa a temporada de ondas que vai geralmente até Março do ano seguinte. As ondas não passam de 2 metros e em dias de swell, quem gosta de wave riding, pode ficar o dia todo na água que é diversão garantida.

Cada ano o kitesurf na região se fortalece atraindo centenas de estrangeiros e brasileiros para praticar esse esporte do momento. Jericoacoara oferece vento side off-shore ideal para kiters mais experientes. Para fazer downwinders com vento e correntes side on shore, o local preferido chama-se Preá, com ventos constantes e direção side on shore, esta praia se consolidou como spot perfeito para a prática do kitesurf, sendo também ponto de partida para um dos melhores downwinds da costa.

Preá é um autentico vilarejo de pescadores situado logo na entrada do Parque Nacional de Jericoacoara. (Na verdade Préa faz parte do Parque Nacional ao 33 % da sua área total).

Em Preá os ventos são ainda mais fortes que Jericoacoara tendo dias com até 42 nós.

Leia mais sobre esse pico, considerado um dos melhores pontos do mundo para fazer kite - Preá.

Como se explica o forte vento que Jeri e Preá possuem ????
Jericoacoara é considerado um dos melhores picos para velejo do mundo devido às suas condições de vento e temperatura. O estado do Ceará sofre a forte ação dos Ventos Alisios que sopram do continente africano os quais mantem nessa região ventos constantes entre 23 a 30 nós (As vezes até 40 nós)na Praia do Prea kitesurf. A direção do vento varia de acordo com as praias locais, encontrando ventos side on-shore - side shore - side off-shore.

No Mangue Seco e Guriú, por exemplo, o vento é side shore e água flat, situados a só 10 minutos de Jeri; aqui é possível fazer Downwind.

É muito importante lembrar que a época de chuvas acontece fora do período de Vento (entre fevereiro e maio) com uma intensidade de vento muito menor, vai de 10 a 20 nós, com 2/3 dias de vento por semana.

CARACTERISTICAS DE JERICOACOARA - PREA - REGIÃO
Ventos: side on-shore - side shore - side off-shore.
Intensidade do Vento: entre 20 - 40 nós.
Ondas: ate 2,5 metros.
Temperatura da agua: entre 22 – 26 graus.
Melhor Estaçao para velejar: Entre Junho e Fevereiro.
Perigos: nenhum.
Jericoacoara e Preá acompanham o crescimento do Kitesurf na região que cada ano ganha mais praticantes. Outro aspeto fundamental é que os estabelecimentos de Jericoacoara e Preá já adaptaram-se suas estruturas para hospedar os amantes de kitesurf. Muitas pousadas possuem guarderia para os equipamentos dos esportivos, tendo algumas delas escolas de kitesurf ao seu interno com instrutores qulificados e formados pela IKO (International Kiteboarding Organization).

Kitesurf em Preá

Com ventos ainda mais fortes do que Jericoacoara (até 40 knots em dezembro) Preá tornou-se a praia oficial do kitesurf da região.

Kitesurf na Praia do PreáJericoacoara é um dos melhores lugares do Brasil por ter ventos fortes, e a pequena aldeia de Preá foi eleita como praia oficial do kitesurf, oferecendo ventos ainda mais fortes do que Jericoacoara.

A Praia do Preá situa-se a apenas 12 quilômetros de Jericoacoara. Preá é um dos melhores lugares do mundo para praticar kitesurf a todos os níveis, possui ventos mais constantes que Jeri, alcançando a média de 25 knots entre Julho e Dezembro, com vários dias 40 knots.

A praia fica a 10 milhas ao longo baía com areias brancas, e oferece vento side-on-shore em direção da direita, todos os dias a partir de 11 horas, sem pedras ou obstáculos.

Em relação às condições do vento em Preá, quase todos os dias entre julho e dezembro, 20 knots de manhã e 25-30 no período da tarde, então ele geralmente cai cerca de 5 knots antes do pôr do sol.

Em setembro, outubro e novembro, você pode obter 3.5 dias por mês com 35 knots, na parte da tarde, devido à lua cheia e a lua nova.

»Abaixo, as condições do vento e da água em Preá:

Condições do vento:
ventos estáveis de sul leste para leste todo o ano.
direção do vento onshore lateral direita.
um pouco antes das 10h offshore, em seguida, durante todo o dia side onshore.
peaktime entre 12h e 14h - cerca de 3.5 knots mais.
com a lua plena e nova, muda um pouco a intensidade para 2/3 dias. (mais forte orweaker)
cloudcover muda a intensidade em torno de 3 knots. (normalmente mais fracas em seguida)
a temporada do vento começa com junho e geralmente termina com fevereiro.
Condições da água:
as características estão mudando com as marés. (nível do mar)
* Quase plana água / windwaves na maré baixa.
* Agitado em condições médias maré com lindos Kickers perto de praia.
* Beachbreak agitado e as condições em maré alta - sem encerrar as ondas.

temperatura regular da água ao longo do ano.
elevada qualidade da água - nenhum lixo.
fácil de entrar - grande área superficial devido a sedimentos provenientes de diversos rios.

Jeri-Brazil


Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86)3321-1969
Site: www.deltadoparnaiba.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares