domingo, 9 de fevereiro de 2014

Delta do Parnaíba e o Ecoturismo



Fone: (86) 3321-1969
Delta do Parnaíba e o Ecoturismo

“Ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”. (MTur)

 O ecoturismo é um meio de promover a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável.
 O Delta do Parnaíba, com sua impressionante multiplicidade natural, composto por lagoas, praias, dunas, campos e matas. O ecoturismo deve apontar para o uso sustentável dos recursos naturais e respeitar as manifestações culturais. As condições de sustentabilidade só ocorrerão se houver equilíbrio entre os resultados econômicos, mínimos impactos ambientais e culturais, e satisfação do ecoturista e das comunidades visitadas.

 Flora do Delta do Parnaíba

 No Delta do Parnaíba, seguindo-se além dos mangues, a carnaubeira é a titular da paisagem. Alta, imponente a Copernecia cerífera, em se querendo tudo dá, o tronco é usado em construções de casas e móveis, palmito seria à alimentação, a folhagem se transforma em esteiras, fetos e paredes de habitação simples e a cera, que outrora pensava-se ser útil apenas nas candieiras, ganhou o mundo como matéria-prima dos mais diversos artefatos da civilização, incluindo aí saudosos discos de 45 RPM.

 Fauna do Delta do Parnaíba

 A fauna do Delta do Rio Parnaíba é abundante e diversificada, seus mangues cumprem um papel muito importante para o equilíbrio ecológico da região, pois abriga milhões de espécies. Constituindo-se assim uma extensa região de alimentação e abrigo para espécies em extinção como o guará vermelho e o peixe boi. As planícies flúvio-marinhas abrigam diversas espécies de moluscos e crustáceos destacando-se encontrando-se também com uma grande abundância principalmente o camarões, o cirí e o caranguejo, também encontrando-se também com uma grande abundância e diversidade de peixes. Conta-se também com o aparecimento do boto e do peixe boi.
Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares