sábado, 8 de fevereiro de 2014

Delta do Parnaíba a foz do Brasil

Delta do Parnaíba a foz do Brasil
O Delta do Parnaíba é um tipo de embocadura múltipla ramificada em várias dezenas de ilhas(cerca de 70), separadas por canais anastomóticos. Esta foi considerada Área de Proteção Ambiental(APA), criada pelo Decreto Federal de 28 de agosto de 1996, envolvendo áreas do Maranhão, Piauí e Ceará, num total de 313.809 m e perfazendo um perímetro de 460.812m de extensão, incluindo a área marítima. No Piauí a APA abrange os municípios de Parnaíba, Luiz Correia, Ilha Grande de Santa Isabel e Cajueiro da Praia (IBAMA, 1998).Apenas 35% dos 2700Km de área deltaica têm localização em território do Piauí, a maior parte está situado no Maranhão.
Os objetivos apontados para a criação da APA foram os seguintes:
1. Proteger os deltas dos rios Parnaíba, Timonha e Ubatuba, com sua fauna, flora e complexo dunar;
2. Proteger remanescentes de mata aluvial;
3. Proteger os recursos hídricos;
4. Melhorar a qualidade de vida das populações residentes, mediante orientação e disciplina das atividades econômicas locais;
5. Fomentar o turismo ecológico e a educação ambiental;
6. Preservar as culturas e as tradições locais.
A região deltaica do Parnaíba, abriga condições fisográficas e ecológicas bastantes complexas e dotadas de originalidade ímpar.
O Delta é integrado por um conjunto de ecossistemas embutidos em tabuleiros pré-litorâneos da Formação Barreiras. Trata-se de um conjunto de desembocadura múltipla, ramificada em um arquipélago com cerca de setenta ilhas de variadas dimensões. O Parnaíba chega ao Atlântico através de cinco barras, quatro das quais situadas no Maranhão e apenas a Igaraçu no Piauí. Trata-se da única feição deltaica das Américas, localizadas em mar aberto. (IBAMA,1998)
Para AB’SABER (1960) apud in IBAMA (1998), o Parnaíba forma a mais perfeita região deltaica do país.
As condições de temperatura se caracterizam pela pequena amplitude anual e valores médios que variam de 25ºC a 27ºC.
As precipitações médias anuais em todos os municípios da APA superam aos 1200mm.
A vegetação do Delta do Parnaíba, está sujeita a inundações que ocorrem com o fluxo da maré. A variação da lâmina d’água e o acúmulo de sedimentos têm caráter sazonal e assumem grande importância no equilíbrio ecológico da região.
As principais unidades vegetacionais da área envolvem-se nas praias, dunas, mangues e tabuleiros litorâneos, diferenciando-se devido às variações da composição edáfica e profundidade do lençol freático, e são elas: vegetação pioneira psamófila, vegetação

subperenifólia, manguezais, mata ciliar de várzeas e vegetação de tabuleiros. (RADAMBRASIL, 1981 e CEPRO, 1996)
A vegetação pioneira psamófila se localiza nos setores de alta praia, sobre dunas semi-fixas e em depressões inter-dunares.
O manguezal é a cobertura vegetal típica dos ambientes flúvio-marinhos. A  vegetação local é muito densa e de porte exuberante, especialmente nas ilhas que compõem a região deltaica.
A mata ciliar de várzea ocupa áreas de planícies fluviais e de planícies lacustres além de áreas de acumulações inundáveis. Na faixa praial e campo de dunas da planície litorânea os principais componentes faunísticos são compostos por grupos de répteis, aves e mamíferos.
A vegetação tabuleiro, ocupa os setores pré-litorâneos da região APA. Trata-se de um complexo florístico que inclui espécies de matas, da caatinga, dos cerrados e cerradões.

As características atuais da vegetação são resultados de um longo processo de ocupação antrópica, que contribui para a redução das espécies naturais, bem como a introdução de cultivos agrícolas-rizicultura e forrageiras.
Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares