domingo, 25 de julho de 2010

Litoral do Piauí

LITORAL DO PIAUÍ



Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969
Site: http://www.deltadoparnaiba.com.br/
Reservas: http://www.deltadoparnaiba.com.br/formul.asp


PARNAÍBA-PI

Praia da Pedra do Sal: localizada na Ilha Grande de Santa Isabel, a 15 km da sede do Município, com excelente acesso. Possui cerca de 8 km de extensão de faixa larga de areia, águas claras, dunas, morros e um conjunto de rochedos graníticos que avança para o Oceano Atlântico, dividindo, assim, a praia em duas partes: a chamada Praia Mansa, propícia aos banhistas e a Praia Brava, mais propícia para esportes náuticos, como o Surf e o Kite Surf. O nome Pedra do Sal vem das formações de sal nas concavidades das pedras graníticas, em virtude da evaporação das águas do mar nelas depositadas. De acordo com alguns estudiosos, na antiguidade, esta praia foi visitada por navegadores fenícios que utilizavam o local para experiências astronômicas e possíveis contatos com seres extraterrestres; outros dizem que embaixo dos grandes blocos de terra, se encontram escondidos tesouros deixados pelos navegadores. Lá existe o Farol, que data de 03 de maio de 1873, construído pelo Ministério da Marinha.

Lagoa do Portinho: a região desta Lagoa é coberta por uma espessa vegetação verde, dando ao cenário um toque de mata virgem, pois há um contraste entre o céu azul, as águas escuras e turvas com a areia branca das dunas, formando uma paisagem única. Local ideal para prática de esportes náuticos, como windsurfe, passeios de lanchas e banana-boat.

LUÍS CORREIA-PI

Representa a maior e principal parte do pequeno litoral piauiense, possuindo as praias mais freqüentadas do Estado. Em sua maioria estão compostas por dunas, areias claras e ondas fracas. Todas com acesso pavimentado pela PI-315.

Praia de Atalaia: com ampla faixa litorânea, considerada a principal praia do município, abriga em média 50 bares e restaurantes, onde se concentra a maior parte dos turistas do litoral. Acesso pela Avenida, via orla marítima.

Praia Peito de Moça: é uma praia de ondas calmas e águas mornas, praia plana e extensa, com bares rústicos. Seu nome tem origem por existirem ali duas dunas altas em forma de seios.

Praia do Coqueiro: bairro com características de pequena cidade, possui igreja, escolas, bares, restaurantes e comércio. Hoje é considerada a praia que abriga a classe média e alta. Apresenta um pequeno grupo de peixes-bois nos arrecifes de pedra. Acesso pela PI-116.

Praia de Itaqui: praia deserta que apresenta dunas de até 25 metros de altura. O acesso a esta praia é feito a pé pelo trecho conhecido como Barramares.

Praia do Arrombado: nesta praia, encontram-se bares rústicos que oferecem ao turista peixe fresquinho e bebidas variadas, é uma praia plana e extensa coberta de areias brancas em contraste com o azul do mar. Acesso pela estrada do arrombado a partir da PI -116

Praia de Carnaubinha: é uma praia quase deserta, com mar calmo, dunas e vegetação nativa. O acesso pode ser feito pela estrada para a praia de Macapá ou pela beira da praia (somente a pé).

Praia de Macapá: separada da Barra Grande pelo Rio Camurupim, que deságua no Oceano Atlântico, formando uma grande área de águas mansas propícias para banhos e passeios de canoas a vela. Acesso pela PI -116.

Lagoa do Sobradinho: com 20 km de comprimento em forma de “u”, Sobradinho fica a 20 km do centro de Luis Correia e às margens do povoado com o mesmo nome. É ideal para pesca, prática de esportes náuticos e lazer dos banhistas, muito embora ainda pouco explorada. Acesso pela PI -116.

CAJUEIRO DA PRAIA

Cidade simples e tranqüila, ideal para quem quer sossego. Tem como atrativos naturais suas praias primitivas, rios, mangues fauna e flora, livres de poluição e preservados da depredação humana. Tem como atração cientifica o Centro Peixe Boi de Pesquisa Biológica Marinha. E ainda estuda-se o comportamento do cavalo-marinho para possível visitação ao seu habitat natural sem depredação. Acesso pela PI-310, é possível fazer passeio em canoa a vela pelo riquíssimo estuário dos rios Timonhas e Ubatuba, bastando, para tanto, acertar previamente com os pescadores da localidade.

Praias de Barra Grande: a parte litorânea da Barra Grande é a mais utilizada pelos turistas, por possuir uma área mais vasta e apropriada ao banhista, e uma paisagem mais bonita. É chamada de Barra grande porque quando a maré seca, forma-se uma coroa (areia) que separa as águas e vai-se mar adentro (uns 100 metros) através de areia firme que se descobre, para quando a maré voltar, ficar tudo coberto, voltando ao normal. Na localidade, existe uma associação de condutores de visitantes que efetua passeios e caminhadas monitoradas, nos igarapés e manguezais do estuário dos rios Camurupim e Cardoso.

Praia da Barrinha: o povoado da Barrinha é uma aldeia de pescadores bastante charmosa, com casas coloridas que transmitem um ar de tranqüilidade, praias limpas, calmas e pouco exploradas. O local ainda está intacto e sem muito contato com o turismo, principalmente pelo acesso que é feito somente por transporte próprio, carro ou ônibus de linha fretado.

Praia Sardim: cenário histórico destacado pela presença de um cemitério nas proximidades da praia. O branco artístico destaca-se na vastidão do azul do mar com a areia das dunas e o verde do coqueiral.

Praia do Morro Branco: local de meditação e contemplação por ser a praia mais tranqüila do Município. Ela apresenta um clima de fascínio para o descanso do corpo e da alma. São encontrados mangues de botão, pedras, pássaros (maçaricos), algas e coqueiros, tornando-se uma bela paisagem.

Praia Ilha Dantas: emoções cercadas de areia branca e água transparente. Lugar tranqüilo para meditação. Presença de variedades de mangue, cercada de pedras, formando piscina natural, pesca artesanal, aves e diversidade de algas. Quando da maré seca, são formadas belas coroas. Fala-se dos encantamentos que existem na Ilha Dantas, dos tesouros ali esquecidos. Os peixes-bois aproximam-se desta pequena ilha.

Praia do Cajueiro: comunidade receptiva e de interessante origem do nome e da história cultural do Município. Destaca-se a presença de coroas, onde é realizada a travessia a remo, o desembarque da pesca e a visão da Ilha Dantas. Nas pedras, encontram-se frutos do mar e diferentes espécies de algas.

Praia Ponta do Saco (Barreira): é um sítio arqueológico catalogado pelo IPHAN, não pode tocar, coletar, nem passar por cima Um encontro com o passado, registrado pela presença de pedaços de cerâmica. Destacam-se ainda as pedras, ostras e frutos do mar (siri, moelinha e galinha arrepiada).

Praia Barbaço: principal local de coleta de sururu. É considerado como local adequado para caminhadas e contemplação da natureza. O manguezal se faz presente e o coqueiral impera, proporcionando, com o balançar das palhas, o bem estar, nos envolvendo de paz e encantamento.

Praia da Itam: encontro marcado com a natureza deslumbrante do mangue, pesca artesanal e, em especial, a observação do peixe-boi – animal em extinção. Existe concentração de restos de conchas, pois a pesca do sururu permite essa abundância e há ainda a coleta para fazer arranjos artesanais. Fazem-se os passeios pelas gamboas e também avistamos o pontal de Bitupitá do outro lado, no Ceará.

Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969
Site: http://www.deltadoparnaiba.com.br/
Reservas: http://www.deltadoparnaiba.com.br/formul.asp

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares