terça-feira, 7 de setembro de 2010

Rota das Emoções Jericoacoara Delta do Parnaíba Lençóis Maranhenses

Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969
Site: www.deltadoparnaiba.com.br
Reservas: http://www.deltadoparnaiba.com.br/formul.asp




Rota das Emoções: Aventura, praia e ecoturismo. Assim é a Rota das Emoções que envolve paraísos naturais como a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI); o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA); e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).
A idéia foi lançada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, dos três Estados e conta atualmente com a parceria do Ministério do Turismo, dos governos estaduais e das prefeituras municipais. Este ano, a Rota das Emoções foi escolhida como o melhor destino turístico do país pelo Ministério do Turismo.
A região possui atrativos relevantes para o turismo nacional e internacional como os Lençóis, o Delta de Parnaíba e Jijoca de Jericoacoara, permitindo o desenvolvimento de diversos segmentos de turismo, como sol e praia, ecoturismo, aventura, cultural, etc.
Parte dessas áreas está inserida em Unidades de Conservação, o que denota a alta atratividade e reforça a necessidade de desenvolver o turismo de forma planejada. A proteção dessa paisagem natural é o principal objetivo.

Esportes: Os bons ventos levam esportistas de vários lugares do mundo para Jericoacoara e Preá. Os bons ventos e as condições geográficas do local são as mais procuradas para a prática de windsurf e kitsurf, além de outros esportes que necessitam do vento para aumentar a emoção.
Equipamentos de windsurf y kitesurf são alugados em Jeri, que também conta várias escolas que oferecem aulas instrutores certificados pelo IKO nas praias de Jericoacoara, Guriú e Prea (todas bem próximas e com características variadas).
Jeri também oferece serviços de guarderias para aqueles que levam equipamentos próprios. O esporte pode ser praticado tanto no mar, que oferece ainda boas ondas para os surfistas, quanto na Lagoa de Jijoca. Outros esportes que bem ganhando espaço em Jeri são o Sandboard e a Capoeira, este último muito procurado pelos turistas que querem levar um pouquinho de cultura brasileira. Jericoacoara possui grandes dunas e espaços ao ar livre para o deleite dos adeptos dessa modalidade, as dunas de grande altura são locais.

Ecoturismo : Já sabemos que Jericoacoara é um lugar paradisíaco com muitos pontos turísticos importantes que não podemos deixar de conhecer, para felicidade dos turistas, os principais pontos da região ficam muito próximo entre si, alguns locais são ótimos para aproveitar e conhecê-los juntamente com uma agradável caminhada, é o caso de um dos cartões postais mais famosos do Ceará "A Pedra Furada", um belo trabalho da ação dos ventos, do mar e do tempo. Em julho, os turistas que visitam a localidade observam o sol se pondo do outro lado do "furo", que a erosão esculpiu no meio da rocha. A Pedra Furada pode ser visitada durante a maré baixa, passando pelas praias Malhada e do Pontal. São cerca de 3 km até o atrativo. No percurso, os guias orientam os turistas a respeito de outras pedras famosas existentes no local, como a da Tartaruga e a do Jacaré. Não deixe de parar para um refrescante banho de mar. Outra opção para conhecer, é o caminho através do Serrote que, no inverno, fica tudo verde quando contrastando com o azulado do mar cria uma paisagem indescritível. Do outro lado da vila emcontra-se a "Duna Pôr do Sol" que tem uma característica particular, tanto no amanhecer como no entardecer, da para apreciar o sol deita-se no mar, um espetáculo que os turitas adoram desde o mais alto da duna. Isso acontece, pois Jericoacoara é peninsular, uma característica única no Brasil continental.

Mangue seco e berçário de Cavalo-marinho: Mangue seco e berçário de Cavalo-marinho: No lado oeste do Parque Nacional de Jericoacoara, no mangue formado pelo mar e o Rio Guriú, existe uma população muito bem conservada dos peixes mais mitológicos dos oceanos, o cavalo-marinho. As comunidades de Guriú e Mangue seco convivem neste paraíso quase intocado, e para conservar-lo, recebem periodicamente indicações sobre a importância da preservação da riqueza natural que possuem através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Conscientização: Infelizmente as espécies de cavalos-marinhos estão ficando raras no mundo inteiro e Jericoacoara tem uma população bem conservada.
Segundo o analista ambiental, “duas coisas são fundamentais: nunca pegar o animal com as mãos, somente em recipiente de vidro transparente, e depois devolvê-lo ao mesmo local de onde foi retirado. A outra é não permitir que turistas usem protetor solar e entrem na água junto aos cavalos-marinhos”, destaca ele, que também é especialista em Diversidade e Conservação da Fauna.

f:portaljericoacoara

Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969
Site: www.deltadoparnaiba.com.br
Reservas: http://www.deltadoparnaiba.com.br/formul.asp

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares