Delta do Parnaíba Ecoturismo
Fone: (86) 3321-1969
O Delta do Parnaíba possui originalidade e importância no contexto litorâneo do Piauí e do Maranhão. Por estar na sua integridade em ambiente litorâneo o Delta abriga um mosaico de ecossistemas de alta relevância ambiental, cuja diversidade é marcada pela transição de ambientes terrestres e marinhos, com interações energéticas que lhe conferem caráter de instabilidade e de fragilidade. As dunas costeiras têm função de proteger terras continentais, são reservatórios naturais de água e recursos hídricos únicos, além de servirem como áreas de recreação. Além disso, as dunas possuem uma vegetação que tem função de bioestabilização do campo dunar, diminuindo o processo geomorfogênico de avanço das dunas pelo efeito eólico. O manguezal, por ser um habitat de caráter anfíbio propicia vegetação, abrigo e subsistência para diferentes grupos faunísticos, como mamíferos, aves, répteis, peixes, crustáceos e moluscos. Contribui ainda para a manutenção do potencial biológico do litoral que é aproveitado através da captura de peixes e crustáceos. Grande número de espécies tem seu ciclo biológico vinculado ao manguezal e a seus componentes vegetacionais. As lagoas costeiras e os estuários estão entre os mais férteis ecossistemas litorâneos, servindo de abrigo e criadouro a numerosas espécies de interesse comercial.
O diferencial do Delta do Parnaíba está na capacidade de um só local oferecer tantas atividades aos turistas.
Imagine um mundo de manguezais, igarapés, dunas, lagoas, praias e ilhas, tudo isso concentrado num só lugar. É o grande presente que o Rio Parnaíba deu à natureza do Brasil. Ao desembocar no Oceano Atlântico.
Imagine um mundo de manguezais, igarapés, dunas, lagoas, praias e ilhas, tudo isso concentrado num só lugar. É o grande presente que o Rio Parnaíba deu à natureza do Brasil. Ao desembocar no Oceano Atlântico.
O ecoturismo é um meio de promover a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável.
O Delta do Parnaíba, com sua impressionante multiplicidade natural, composto por lagoas, praias, dunas, campos e matas. O ecoturismo deve apontar para o uso sustentável dos recursos naturais e respeitar as manifestações culturais. As condições de sustentabilidade só ocorrerão se houver equilíbrio entre os resultados econômicos, mínimos impactos ambientais e culturais, e satisfação do ecoturista e das comunidades visitadas.
Flora do Delta do Parnaíba
No Delta do Parnaíba, seguindo-se além dos mangues, a carnaubeira é a titular da paisagem. Alta, imponente a Copernecia cerífera, em se querendo tudo dá, o tronco é usado em construções de casas e móveis, palmito seria à alimentação, a folhagem se transforma em esteiras, fetos e paredes de habitação simples e a cera, que outrora pensava-se ser útil apenas nas candieiras, ganhou o mundo como matéria-prima dos mais diversos artefatos da civilização, incluindo aí saudosos discos de 45 RPM.
Fauna do Delta do Parnaíba
A fauna do Delta do Rio Parnaíba é abundante e diversificada, seus mangues cumprem um papel muito importante para o equilíbrio ecológico da região, pois abriga milhões de espécies. Constituindo-se assim uma extensa região de alimentação e abrigo para espécies em extinção como o guará vermelho e o peixe boi. As planícies flúvio-marinhas abrigam diversas espécies de moluscos e crustáceos destacando-se encontrando-se também com uma grande abundância principalmente o camarões, o cirí e o caranguejo, também encontrando-se também com uma grande abundância e diversidade de peixes. Conta-se também com o aparecimento do boto e do peixe boi.
Fone: (86) 3321-1969
Nenhum comentário:
Postar um comentário