quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O Delta do Parnaíba

Delta do Parnaíba

Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969
Delta do Parnaíba

O Rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras, no extremo sul do Piauí, percorrer quase 1500 Km até se dividir em cinco braços: o do Igaraçu, o das Canárias, do Caju, da Melancieira e o de Tutóia -, formar um arquipélago com cerca de 80 ilhas e ilhotas e desaguar em mar aberto. Isso é o Delta do Parnaíba. A foz do Parnaíba recebe este nome numa alusão a quarta letra grega, delta que tem formado triangular. Para se visualizar melhor a forma da Delta basta lembrar de um mão. Os cinco dedos são os cincos canais que desembocam no Atlântico sul.
O Delta do Parnaíba é o principal destaque do litoral nordestino. Mais do que um show de biodiversidade e de visuais exóticos, Delta do Parnaíba é um capricho da natureza, uma jóia localizada entre os estados do Piauí e do Maranhão. E Parnaíba é a principal porta de entrada do único delta em mar aberto das Américas. Espetáculos semelhantes no mundo só mesmo os deltas, do Rio Nilo, no Egito, e Mekong, Vietnã. Suas cinco bocas (desembocaduras) e noventa ilhas paradisíacas, entre cortadas por igarapés, se constituem num verdadeiro santuário ecológico.
O Delta do Parnaíba, inicialmente no contexto da Capitania do Maranhão, atraía aventureiros, contrabandistas e até navios negreiros, mas também recebeu homens honestos que comerciavam. A navegação pluvial e marítima contribuiu para os primeiros êxitos comerciais que formaram o patrimônio econômico da região, sendo Parnaíba o centro mais importante.
O Delta do Parnaíba, o único de mar aberto nas Américas, foi descoberto, há mais de 420 anos, pelo navegante Nicolau de Rezende, quando navegava pelo litoral do nordeste brasileiro, sofreu um acidente próximo ao extremo nordeste do maranhão na divisa com o Piauí, local onde o rio Parnaíba deságua no oceano Atlântico. Trazia ele grande carregamento de ouro e, aqui permaneceu por mais de dezesseis anos, sem sucesso para resgatar sua preciosa carga, mas em compensação descobriu o Delta do Parnaíba, nos oferecendo tão precioso legado.
O Delta do Parnaíba possui originalidade e importância no contexto litorâneo do Piauí e do Maranhão. Por estar na sua integridade em ambiente litorâneo o Delta abriga um mosaico de ecossistemas de alta relevância ambiental, cuja diversidade é marcada pela transição de ambientes terrestres e marinhos, com interações energéticas que lhe conferem caráter de instabilidade e de fragilidade.
As dunas costeiras têm função de proteger terras continentais, são reservatórios naturais de água e recursos hídricos únicos, além de servirem como áreas de recreação. Além disso, as dunas possuem uma vegetação que tem função de bioestabilização do campo dunar, diminuindo o processo geomorfogênico de avanço das dunas pelo efeito eólico.
O manguezal, por ser um habitat de caráter anfíbio propicia vegetação, abrigo e subsistência para diferentes grupos faunísticos, como mamíferos, aves, répteis, peixes, crustáceos e moluscos. Contribui ainda para a manutenção do potencial biológico do litoral que é aproveitado através da captura de peixes e crustáceos. Grande número de espécies tem seu ciclo biológico vinculado ao manguezal e a seus componentes vegetacionais.

As lagoas costeiras e os estuários estão entre os mais férteis ecossistemas litorâneos, servindo de abrigo e criadouro a numerosas espécies de interesse comercial.

Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares